O conforto térmico e qualidade do ar em cozinhas profissionais são fundamentais, pois afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores, a eficiência do consumo de energia, além da prevenção de incêndios.
Para determinar qual o equipamento adequado, é necessário conhecer quais emissões são produzidas na sua cozinha (fumaça, fagulhas, gases, vapores) e para isso precisamos conhecer a fundo a operação. A adequação de um sistema de exaustão (exaustor) já existente pode ser oneroso se feito sem a ajuda de profissionais capacitados e nem sempre os resultados são satisfatórios.
Quando nasce um projeto de restaurante, geralmente consideramos que terá vida longa devido ao alto custo com reformas e adaptações. O ideal é planejar adequadamente o layout restaurante desde o início, pois pode ser bem mais custoso adequar posteriormente. A medida que ocorre mudanças na operação como aumento do volume de produção, alteração de cardápios, aquisição de novos equipamentos e outros nesta cozinha, é preciso realizar a revisão do layout restaurante e, por consequência, do sistema de exaustão (exaustor) pois este pode se tornar ineficiente.
A sequência correta para dimensionar o sistema de exaustão se inicia com o projeto de restaurante (projeto cozinha restaurante), seguido pelo layout de cozinha, com a escolha de equipamentos (fritadeiras, fogões, fornos..) e suas respectivas localizações, só então é possível conceber projeto de exaustão com definição do tamanho da coifa, tipo, vazão de ar e outros, e só após tudo isso é definido o projeto de ar condicionado.
Existe uma nova norma que estabelece princípios gerais para projeto de restaurante (projeto cozinha restaurante) que aborda todos os procedimentos de instalação, operação, manutenção e ensaio de sistemas de ventilação para cozinhas profissionais, com ênfase na segurança contra incêndios e no controle ambiental, que trouxe algumas mudanças na norma pré-existente, como classificação de equipamentos de cocção e novas tecnologias para sistemas de exaustão.
⚠️Mas atenção, não adianta ter um projeto restaurante com as informações sobre o sistema de exaustão adequadas e não se atentar no momento da instalação, que deve ser executado de acordo com planejado!
Outro ponto essencial é a manutenção da limpeza dos dutos de exaustão, que resultam em melhor segurança contra incêndio. Não negligencie o sistema de exaustão!
As organizações estão inseridas em ambientes extremamente dinâmicos e com alto índice de incertezas futuras, e nesse contexto é necessário o aperfeiçoamento contínuo de práticas de gestão. Dentro dessa busca em oportunidades de melhorias, o layout de restaurante (projeto cozinha restaurante) faz parte integrante da área de produção e apresenta um impacto relevante nos custos e na minimização das distâncias para a eficiência operacional.
O layout de restaurante é o arranjo do espaço físico, com demonstração da distribuição das áreas, móveis, equipamentos e funcionários. A distribuição adequada das áreas, de forma eficiente, possibilita um ambiente favorável a maior produtividade dos processos e minimiza os riscos de contaminação.
A estruturação do projeto cozinha restaurante representa uma atividade complexa, pois erros no projeto de restaurante geram um elevado custo, muito devido as dimensões dos equipamentos a serem transferidos ou relocados, além da interrupção da produção de um produto ou mesmo a interrupção das atividades do estabelecimento. O layout determina a forma de organizar os equipamentos e áreas para alcançar a minimização de tempo de produção, a maximização do volume de negócios e maximização da capacidade produtiva.
Outro fator a ser considerado é que o layout de restaurante deve ter a capacidade de reconfigurar um sistema de produção existente, este é um fator chave para manter competitividade nos negócios de produção, o replanejamento de instalações dentro das empresas tem um custo muito alto.
Um layout de restaurante bem planejado permite:
Melhorar na utilização do espaço;
Mapear e diminuir custos de materiais construtivos, equipamentos , móveis e pessoal;
Aumentar a produtividade, eliminando movimentações redundantes e reduzindo tempo de produção;
Facilitar a supervisão e controle das atividades;
Implantar medidas de segurança, entre outros.
Os layouts de restaurante afetam diretamente o fluxo de trabalho entre os processos da empresa. Há relevantes melhorias nos processos e otimização de espaços, equipamentos, tempo de produção, diminuímos desperdícios e melhora do conforto dos colaboradores.
Para assessoria completa, entre em contato conosco e solicite um orçamento gratuito, rápido e sem compromisso!