A qualidade do ar condicionado para cozinha industrial e a climatização da cozinha em restaurante sempre foram uma grande preocupação para a saúde, fato acentuado pela Covid-19, já que o vírus se propaga pelo ar por meio de gotículas suspensas no ar. Assim, a ventilação adequada é exigida pelos protocolos de enfrentamento a pandemia e por legislações para o projeto de restaurante (layout de restaurante).
Os sistemas de climatização cozinha restaurante são imprescindíveis nas atividades do segmento de alimentos para propiciar o conforto térmico, e aumentar a segurança nos processos da produção e manipulação dos alimentos.
Quanto maior a ventilação do ambiente interno, menor o risco de transmissão de patógeno. Os sistemas de climatização devem garantir a renovação do ar.
Ambientes sem ventilação e climatização adequados são prejudiciais à saúde e improdutivos, por isso é necessário a manutenção adequada destes ambientes climatizados.
Existem procedimentos para verificação do estado de limpeza, conservação e manutenção da integridade dos sistemas de climatização (procedimento operacional padrão).
Baseado na Portaria MS n° 3.523/98, do Ministério da Saúde, que estabelece Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC.
✅ O PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle ) é obrigatório para os ambientes submetidos ao processo de climatização com capacidade acima de 60.000 BTU/H, levando-se em conta não apenas um ambiente, mas sim todo o sistema de climatização cozinha restaurante. Se houver mais de um cômodo climatizado na edificação, é preciso somar as capacidades dos aparelhos de ar condicionado dos diversos ambientes.
Mesmo sem existir a exigência legal, o ideal é que seja elaborado o PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle) mesmo que não se atinja a quantidade de BTU’s exigida, é uma garantia da para seu empreendimento e seus clientes.
O layout de restaurante é o arranjo do espaço físico, com demonstração da distribuição das áreas, móveis, equipamentos e funcionários. A distribuição adequada das áreas, de forma eficiente, possibilita um ambiente favorável a maior produtividade dos processos e minimiza os riscos de contaminação.
A estruturação do projeto cozinha restaurante representa uma atividade complexa, pois erros no projeto de restaurante geram um elevado custo, muito devido as dimensões dos equipamentos a serem transferidos ou relocados, além da interrupção da produção de um produto ou mesmo a interrupção das atividades do estabelecimento. O layout determina a forma de organizar os equipamentos e áreas para alcançar a minimização de tempo de produção, a maximização do volume de negócios e maximização da capacidade produtiva.
Outro fator a ser considerado é que o layout de restaurante deve ter a capacidade de reconfigurar um sistema de produção existente, este é um fator chave para manter competitividade nos negócios de produção, o replanejamento de instalações dentro das empresas tem um custo muito alto.
Um layout de restaurante bem planejado permite:
Melhorar na utilização do espaço;
Mapear e diminuir custos de materiais construtivos, equipamentos , móveis e pessoal;
Aumentar a produtividade, eliminando movimentações redundantes e reduzindo tempo de produção;
Facilitar a supervisão e controle das atividades;
Implantar medidas de segurança, entre outros.
Os layouts afetam diretamente o fluxo de trabalho entre os processos da empresa. Há relevantes melhorias nos processos e otimização de espaços, equipamentos, tempo de produção, diminuímos desperdícios e melhora do conforto dos colaboradores.
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco, vamos adorar ajudar!