Em um estabelecimento de alimentos, um estoque organizado da forma correta reduz de forma drástica possíveis contaminações e até a incidência de vetores e pragas. Veja aqui as principais dicas, de forma rápida, para um estoque adequado e que atende as legislações sanitárias e normatizações da Vigilância Sanitária (VISA e ANVISA).
Nunca guarde os produtos de limpeza junto com produtos destinados ao consumo (alimentos e bebidas), pois os produtos de limpeza possuem substâncias tóxicas podem contaminar os alimentos;
A limpeza do ambiente e dos equipamentos do estoque é importante para prevenir e controlar pragas como baratas, formigas e ratos;
Treine colaboradores para gestão e manutenção do estoque, deixando claro a importância disso;
Construa um fluxograma ou apenas escreva o passo a passo de cada entrada e saída de mercadorias;
Os produtos devem ser afastados das paredes, teto, ventilação e higienização (10 centímetros de distância da parede e a 60 centímetros do forro e com altura mínima de 25 centímetros de distância do piso).
Como mencionado, devem ser armazenados em local separado dos produtos alimentícios. Lembrar de não reutilizar embalagens de produtos de limpeza e não misturar produtos químicos.
Quando aplicável, antes de iniciar a preparação dos alimentos, deve ser realizada a limpeza das embalagens das matérias-primas e dos ingredientes, minimizando o risco de contaminação.
A contaminação cruzada é a transferência de contaminantes entre superfícies, alimentos e/ou mucosas. É preciso atentar-se ao fluxo de sua produção, que nada mais é que o trajeto percorrido desde a entrada de mercadorias, higienização, pré-preparo, preparo, descarte do lixo, entrada e saída de colaboradores e mais, o que é diretamente influenciado por seu estoque, que deve ser pensado para evitar tal contaminação e atender as normatizações da Vigilância Sanitária.
Para isso, deve ser elaborado o Fluxograma, que representa de forma gráfica os processos e procedimentos da produção, possibilitando a análise de cruzamentos indesejáveis que impactam e trazem riscos de contaminação. Um fluxograma de trabalho eficiente proporciona a redução da fadiga do funcionário no desempenho das tarefas, tendo um clima favorável para o trabalho e o aumento da produtividade, promove a qualidade de serviços e produtos.
Desenvolvemos fluxogramas ajustados que atendem às legislações vigentes e normatizações de órgãos regularizadores através de estudo e compreensão dos procedimentos das empresas parceiras.