Para empresas do ramo de alimentação e indústria de alimentos, em muitos casos, como por exemplo no município de São Paulo, pode ser obrigatório haver um Responsável Técnico, inclusive, um requisito para obtenção da Licença Sanitária. É responsável pelo planejamento, coordenação, supervisão e avaliação na área de alimentação e nutrição, e detém de conhecimentos e habilidades específicas.
O profissional responde técnica, disciplinarmente e integralmente, de forma ética, civil e penal pelas atividades de alimentação e nutrição nas empresas/entidades em que desempenha tal função.
Existe uma grande perigo em alocar um profissional sem experiência e conhecimento para tal cargo, tendo em vista que a segurança alimentar e o cumprimento de legislações e normatizações sanitárias de sua empresa dependem do conhecimento técnico, capacidade e comprometimento do Responsável Técnico.
A MARBER oferece esse serviço com excelência, com controle integral da atuação de nossos profissionais, que são escolhidos rigorosamente para manter os negócios de nossos clientes sempre com alto padrão de qualidade. Tudo isso por um investimento justo e competitivo!
PORTARIA 2619/11 - SMS – Responsabilidade Técnica
"16.1. A pessoa física ou jurídica que realize atividades de produção, manipulação, fracionamento, embalagem, armazenamento, importação, transporte, distribuição ou venda deve possuir responsável técnico legalmente habilitado, de acordo com os critérios estabelecidos pelos Conselhos Profissionais. "
Licença Sanitária - CMVS - Portaria 2215/2016 SMS
A Portaria 2215/2016 rege o licenciamento sanitário (CMVS), e preconiza um Responsável Técnico de acordo com a atividade exercida (CNAE) para regularização do estabelecimento. O CMVS, por sua vez, é um pré-requisito para a Licença de Funcionamento. Logo, sem ter um Responsável Técnico, não é possível a obtenção do CMVS, pois seu negócio está irregular, e por sua vez inviabiliza obtenção da Licença de Funcionamento.
Consulte se precisa de Responsável Técnico. A MARBER pode te ajudar.
Identificar os riscos de maneira preventiva a fim de evitar notificações, multas e interdições provenientes de visitas da Vigilância Sanitária.
Proteção da Marca: Monitorar os procedimentos e processos, mantendo os padrões exigidos pelo cliente (Identidade da Marca) e atendendo as Normas que regulam a atividade desenvolvida.
Redução de custos e encargos com contratação de profissional técnico, logística e despesas relacionado ao processo.
Fazer com que a empresa foque em aspectos importantes de seu negócio, deixando determinados processos sob responsabilidade da empresa contratada.
As visitas técnica são realizadas com ou sem agendamento prévio, conforme determinação do cliente.
O número de visitas e tempo de permanência do profissional será determinado de acordo com as atividades que serão desempenhadas e acordadas com o cliente, respeitando os requisitos legais.
Após cada vistoria, o relatório é disponibilizado, e cada unidade poderá ter acesso e acompanhar.
O cliente terá acesso ao que acontece em todas as unidades (em caso de mais de uma filial) e o panorama geral do cumprimento dos requisitos.
Os relatórios gerencias são customizados de acordo com a necessidade do cliente.
Elaboração e avaliação de processos, procedimentos, equipamentos e outros – Trata-se da avaliação da qualidade dos serviços e diversas áreas de atuação do segmento de alimentos, através de métodos capazes de mensurar a qualidade de serviços, com base em instrumentos e características das operações de serviços, e ainda mensurar o impacto na gestão dos processos de serviços experienciados por seus clientes.
Satisfazer as necessidades dos clientes, entendendo suas dificuldades individuais, solucionar problemas e gerar relevantes melhorias em processos internos.
Permitir aos gestores monitorar, alinhar e corrigir distorções, visando atingir os resultados e a padronização dos procedimentos estabelecidos.
Disponibilizar um panorama geral das unidades, possibilitando diagnosticar a necessidade possíveis necessidade de treinamentos e atuações para melhor desenvolve-las.
Garantir a legalização de nossos clientes com os órgãos públicos e respalda-los legalmente em relação à órgãos regulatórios sanitários (VISA e ANVISA).
engenheiro de alimentos pode ser responsável técnico quem pode ser responsável técnico de estabelecimento de alimentos responsável técnico alimentos responsável técnico alimentos anvisa responsável técnico anvisa alimentos quem pode ser responsável técnico de estabelecimento de alimentos qual a lei da responsabilidade técnica de alimentos do nutricionista qual a responsabilidade técnica em indústrias de alimento quanto cobra um responsabilidade técnica de de produçao alimentos quanto custa a responsabilidade técnica de um engenheiro de alimentos