Ao receber uma visita da Vigilância Sanitária, o Manual de Boas Praticas e POPs (Procedimento Operacional Padrão) serão documentos obrigatórios solicitados em uma inspeção, assim, esteja preparado!
O Manual de Boas Praticas é um documento obrigatório, exigido pela Vigilância Sanitária, é uma ferramenta importante para que os estabelecimentos que trabalham com alimentos, sejam eles manipulados, produzidos, armazenados, transportados e ou comercializados, possam garantir um alimento seguro aos seus clientes.
Descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de pragas urbanas, a capacitação profissional, o controle da higiene e saúde dos manipuladores, o manejo de resíduos e o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.
O Manual de Boas Praticas é uma ferramenta que auxilia os profissionais que exercem atividades em serviços de alimentação, assim deve estar disponível para que todos utilizem na sua rotina diária e, assim, assegurar a segurança de alimentos.
Não existe um modelo pronto para esse documento, o Manual de Boas Práticas é único para cada estabelecimento, uma versão fiel ao funcionamento atual do local que deve ser individualizado, pois cada um possui sua estrutura e sua forma de funcionamento particular que devem ser descritos neste documento.
O Manual de Boas Práticas também, pode contemplar os POPs - Procedimentos Operacionais Padronizados, que falaremos mais sobre no próximo item.
Chamamos de Procedimento Operacional Padrão o conjunto de procedimentos escritos de forma objetiva que estabelecem instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos.
Os POPs (Procedimento Operacional Padrão) são os passos de como realizar todas as atividades do estabelecimento, como a limpeza e desinfecção.
A elaboração do Manual de Boas Práticas e POP devem ser realizadas por profissional especializado na área de controle de qualidade de alimentos, seguindo as normativas das legislações e evitando inconformidades com legislações sanitárias.
Procedimento Operacional Padrão apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução, apontando o responsável pela execução, listagem dos equipamentos, peças e materiais utilizados na realização da tarefa, descrição dos procedimentos que devem ser executados nas atividades críticas (o modo de operação e as possíveis restrições quanto a execução, o que pode ou não pode ser feito) e roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos de produção. Um exemplo de Procedimento Operacional Padrão é a descrição detalhada da limpeza do fogão, constando a periodicidade, responsável pela execução, produtos utilizados e tempo de execução.
Todos esses elementos deverão ser revisados periodicamente e obrigatoriamente na alteração de qualquer etapa do processo, como a troca de um produto de higienização.
Procedimento Operacional Padrão padroniza e minimiza desvios na execução da atividade, buscando assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam padronizadas e executadas conforme o planejado, levando qualidade e segurança alimentar.
Abaixo temos o exemplo de Procedimento Operacional Padrão onde deve ser aplicado, sempre de forma personalizada e específica para aquele estabelecimento, pois cada local possui procedimentos e processos únicos:
POPs restautante;
POPs supermercado;
POPs mercado;
POPs equipamento;
Procedimento Operacional Padrão hotelaria;
Procedimento Operacional Padrão confeitaria;
POPs padaria e de todo e qualquer serviço relacionado ao comércio de alimentos.
Precisa de Manual de Boas Práticas e POPs? Entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso, temos um equipe multidisciplinar preparada para te amparar e sanar dúvidas, além de excelentes preços.